quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Macumba - Um conceito antropológico (?)

O que é uma Macumba?


Na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, despacho, coisa-feia, mironga, mandinga, muamba.
É um ato simbólico e cultural, que mostra o quanto as pessoas se amam na Bahia (não só aqui). As pessoas montam um prato saboroso e mandam para a porta das outras sem medo de serem felizes.
É muito bonito de se ver! :)

P.S.: Não façam sem consentimento de um especialista, pois o 'bem' pode voltar para você! =S

Você, que não tem tempo de ir em um terreiro, pode fazer seus despachos on line:

"Aqui é onde acontecem os trabalhos, despachos online. A partir do seu computador você pode fazer a sua macumba, endereçando a pessoa com o nome, email e outros dados. A sua macumba pode ser fortalecida, depois será explicado. Através do seu email e senha, poderá checar o nível e status de suas e-Macumbas. e-Saravá! Se você já possui uma conta aqui no site, faça o login primeiro antes de fazer uma nova macumba!"

O mais interessante é que, um amigo nosso viu um despacho na rua. Veja só o seu depoimento:


Por Rogério Marques - O dono de Brasília e do BB.

Caros amigos!

Como já devem saber eu estou temporariamente trabalhando em Salvador, hoje quando saí para o almoço vinha caminhando tranquilamente pela calçada quando chego na esquina me deparo com uma ornamentação elaborada pelos habitantes locais, o trabalho da foto em anexo deve ter sido exposto ao público durante a madrugada, então como já estávamos precisamente as 12:51 esta valorosa obra já deveria ter sofrido alguns saqueamentos por alguns transeuntes, pois se observarmos bem notaremos a falta de um bom litro de cachaça (poderia até ser uma mineirinha), também a oferta em dinheiro que sempre acompanha o anexo da obra e já deve ter sido sacada, sem ao menos a apresentação de um cartão ou senha.
Gostei das escolhas das frutas, achei bem tropical e saudável, claro que senti falta de uma lata de leite condensado, peço desculpas aos nobres leitores pela má qualidade da foto, pois no momento estava apenas como o meu celular e esta foi a única possibilidade de registrar o evento.

Depois fiquei pensando, isso realmente funciona? Não quero desrespeitar o sentimento de ninguém, então precisaria de uma teoria científica para comprovar os efeitos, tenho que ser isento e não posso consultar os especialistas que fazem o ornamento e nem o pessoal da Igreja Universal (que no mundo da informática seria a empresa de anti-vírus - por isso uso o Linux), pois eles são os extremos de cada ponto de vista. Daí a teoria mais simplista seria:

- Se isto realmente fizesse efeito o campeonato Baiano terminaria empatado!

P.S.: Já me deparei com estas obras em outros estados como: Espírito Santo, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal, lá existe um setor para cada tipo de coisa, inclusive para isto.



Outros depoimentos:
"Se Macumba fosse boa, não se chamaria Macumba! Se chamaria Boacumba!"
             "Puta que O pariu!Me melei todo nessa galinha preta"


Um curta da curta sobre macumba, produção de @victorbastos (um 'guei' bem bacana - banana): http://www.youtube.com/watch?v=RKV_JhrR45Y

12 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk
    adorei o site!

    ResponderExcluir
  2. Bidu... Sou fã de vcs!!! O blog é ótimo. Devolve o bom humor a qualquer um.. kkkkkk... Com muita informação também, claaaaaaaaaro!!

    ResponderExcluir
  3. Só toem cuidado pq segundo o candomblé, nem todo despacho é uma macumba.

    Alguns fazem isso por se tratar de uma oferenda, não necessariamente uma macumba.

    Sei que a intenção foi divertir, mas cuidado pra não ofender os religiosos (adeptos do candomblé)

    E vc sabe como é mecher com religião neste país né? Só falta lincharem a gente!

    (Aprendi isso em sociologia quando fazia direito xD)

    ResponderExcluir
  4. Como católico (nao praticante)
    devo lembrar que as duas religioes tem santos em comum
    apenas com nomes diferentes
    Sao cosme e damião
    axo q santa Barbara eh yemanjá
    nao sei, so ouço falar essas peculiaridades
    o candomblé tem seus absurdos como toda religiao
    afinal, quem concorda com o celibato da catolica? ou mesmo a declaraçao do papa dizendo q camisinha é contra as leis de Deus
    Testemunhas de Jeová que não podem doar sangue e etc...
    Protestantes que são obrigados a pagar 10% do salario...
    então, nao sejamos preconceituosos de desmerecer a religiao so pq sua origem eh africana
    sem mais
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Só para esclarecer.

    Originalmente, os orixás não tem nada haver com os santos católicos. Isso foi feito justamente para haver uma maior aceitação da religião do candomblé, e qual a melhor maneira senão comparando os orixás aos santos católicos?

    Sem contar que o candombé tem suas raizes africanas, mas ela é uma eligião predominantemente negra brasileira (adaptada das religiões originais da Africa).

    Bem, isso foi mais coisas que aprendi quando fazia direito xD (meu professor de sociologia era do candomblé =X)

    Mas é isso, não tenho nada contra brincar com as religiões, só digo para tomarem cuidado, pois em todas as eligiões tem radicais, por exemplo, acesso todo dia um site de tirinhas onde os personagens são as divindades católicas e o autor tira muito sarro disso, alem de fazer duras criticas (as vezes ela sai da catolica e faz criticas a outras religiões também). Mas estas críticas tem base justamente no "anti-fanatismo".

    ResponderExcluir
  6. olha a brigaaaaaaaa
    kkk

    by drielle

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. esclarecimentos:
    concordo com o simao falou a respeito do sincretismo ser adotado aqui com uma forma de haver menos repudia a aceitação do catolicismo perante a população africana residente aqui(nada de novo vindo de Roma,afinal,essa nao foi a primeira vez que eles adotao essa postura)
    quanto ao que foi falado a respeito dos evangelicos/protestantes serem "obrigado" a pagar 10% de tudo que ganham.Bem,a pratica do dizimo ela é adotada segundo/conforme o que esta registrado na Biblia,(mais precisamente velho testamento)entao,qualque religiao que tem como livro sagrada a biblia costuma "observar/realizar"essa pratica(a saber,judeus,catolicos e evangelicos/protestantes) nao por "Obrigação" mas por zelo a instituição a qual fazem parte,devido ao fato de que essa instituiçoes nao recebem apoio financeiro do Estado.E no que diz respeito a dizimo,nao se restringe a somente 10% do dinheiro,porem,a tempo,dedicação etc.
    Quem nao tem/nao quer,nao realiza essa pratica :P
    Cleovan de Gois

    ResponderExcluir
  9. @Cleovan

    Entendo seus argumentos
    citei o caso do Dizimo das ingrejas protestantes pois atualmente é algo que eu nao vejo como Zelo e sim como Ganancia
    O Dizimo é imposto como obrigatorio
    como se a pessoa só fosse merecedora da graça divina se doar essa quantia
    fazem uma lavagem cerebral nos crentes
    vide a ingreja universal, onde o dono é dono tambem da record e onde existem tantos escandalos envolvendo dinheiro
    mas nao vejo essa falha somente nas protestantes
    a catolica tambem cobra o dizimo, mas pelo que eu conheço é feito como oferta, nao se cobra 10%
    e a catolica tambem tem seus defeitos relacionada a isso
    pois se nao tivesse nao teria a quantidade e qualidade de igrejas que hoje ainda possui apesar de sua decadencia ao longo dos anos

    Mazinho

    ResponderExcluir
  10. nada de mais so pras pombo giras laroie pombo gira cigana

    ResponderExcluir