domingo, 13 de março de 2011

A rede ANTIssocial

Este texto não é nosso, vocês irão perceber rapidamente, não que eu e Drielle não tenha capacidade de escrever um texto assim... Só estamos com preguiça : ) !!!

Esperamos que gostem, e mais do que isso... Reflitam a respeito!

"O ser humano, como seus ancestrais macacos, é um animal gregário (que vive em bando), mas as megalópoles nos levaram a um paradoxo: quanto maior uma cidade, mais isolados estão seus habitantes. Desse paradoxo nascem muitos problemas, e talvez o principal deles seja a epidemia de depressão crescente detectada pela Organização Mundial de Saúde. Nesse mesmo contexto surge ainda uma praça pública virtual, disponível a todos,
o Facebook. Hoje com 500 milhões de usuários, essa rede social é um fenômeno mundial.
A grande qualidade do Facebook é ter um sistema que incentiva a comunicação direta e contínua. Você escreve algo, e logo dez pessoas curtiram, duas comentaram e, de alguma forma, a sensação de estar se comunicando com outro ser humano acontece. Aparecem perguntas, aparecem respostas. Você reencontra e convive com amigos há muito perdidos. De repente, parece que você, milagrosamente, encontrou uma sala de estar com alguns convivas para ir a qualquer hora do dia ou da noite.
Mas eu me questiono até que ponto essa sensação de encontro é verdadeira. Os debates e as declarações de amor ou de ódio estão ali, mas as pessoas… Elas estão cada vez mais enfurnadas em suas casas – em frente a seus computadores. Até mesmo o telefone virou uma coisa para os muito íntimos. Será que o Face, no fundo, não está mais próximo do autismo de um videogame do que da alegria de uma praça pública? Eu não sei, mas sinto que o crescimento das redes sociais indica que o ser humano está desesperadamente tentando voltar para casa. Só que ainda não sabe bem como."

Por Anna Muylaert - Texto extraído da revista GLOSS - 11/2010

Um comentário:

  1. ALELUUUIAA
    UM NOVO POST AQUI...
    JÁ ESTAVA COM SAUDADES MENINAS... E sim é fato, á mesma proporção que as redes socias podem aproximar, distanciam...
    Mas acho que depende de com quem você realmente se interessa em estar junto ^^

    Beijooocas

    ResponderExcluir